O que é Board Game?

Board Game são jogos de tabuleiro com forte destaque para a necessidade de exercício da concentração, estratégia e tomada de decisões. Suas regras complexas fazem dele uma excelente adaptação do RPG para a modernidade.

Nele, um grupo de amigos se reúne para desvendar enigmas ou solucinar problemáticas. Embora seja um jogo cooperativo, ninguém sabe ou pode prever o seu final, tudo dependerá das ações e decisões de cada um, geralmente tendo o tempo como principal inimigo..

Durante o jogo, os personagens vivem aventuras que lembram os grandes épicos de nossa literatura e cinema: Enfrentam monstros, salvam princesas e desafiam impérios galácticos. Existem Boards de todos os tipos: Da fantasia medieval ao terror, de viagens espaciais a cenários históricos. 

Metodologia de ensino internacional:

Universidades conceituadas como: Harvard (EUA), Oxford (ENG), Cambridge (ENG) utilizam o RPG como ferramenta de extrema importância para o desenvolvimento de seus alunos, principalmente para desenvolver a capacidade de falar em público, obter raciocínio rápido, perder a timidez e principalmente como ferramenta de interação social. Aqui no Brasil, o Culturando é pioneiro nesta prática em parceria com o Colégio Sapucaia.

Diversão e aprendizagem:

O "Culturando" usa em seu Cast diversos jogos que estão no imaginário popular da garotada:

*Dungeons Saga / XCOM / Mice Mystics / Mansions of Madness BattleTech, ZombieCide / War e muitos outros boards.

Por que jogar Board Game na escola?

O Board Game incentiva principalmente o interesse por atributos importantíssimos como: Raciocínio lógico, organização, pressão, limite de tempo para a tomada de decisões (principalmente em situações extremas), concentração, trabalho em grupo e principalmente paciência

Jogos de RPG e Board Game incentivam e melhoram a habilidade de leitura como beneficio colateral. Os jogadores sentem a necessidade de aprender cada vez mais ara melhorar suas habilidades de pesquisa e investigação de áreas específicas do conhecimento: História, Geografia, Política,Demográfia, Cartografia , Ciência, artesanato, literatura, Filosofia, Música e outros inúmeros aspectos.