O que é R.P.G?

A sigla RPG significa Role Playing Game e significa: “Jogo de interpretação de papeis”. Nele, um grupo de amigos se reúne para construir uma história, como se fosse um teatro de improvisos, entretanto, ninguém sabe ou pode prever o seu final, tudo dependerá das ações e decisões de cada um.

Existe um diretor, chamado de “Mestre”, responsável por conduzir a história, aplicar as regras e explicar o desenrolar da trama. Durante o jogo, os personagens vivem aventuras que lembram os grandes épicos de nossa literatura e cinema: Enfrentam monstros, salvam princesas e desafiam impérios galácticos. Existem RPGs de todos os tipos: Da fantasia medieval ao terror, de viagens espaciais a cenários históricos. E tudo isso se passa dentro da imaginação coletiva do grupo.

Aprendizagem para a vida toda:

O Mestre cria os cenários, a história de fundo, todos os outros personagens (NPC), as situações e planeja um fim, assim como ocorre na vida real, entretanto, cada personagem tem a capacidade de mudar seu destino, agindo sobre a história, podendo ter sucesso, ou não!

Metodologia de ensino internacional:

Universidades conceituadas como: Harvard (EUA), Oxford (ENG), Cambridge (ENG) utilizam o RPG como ferramenta de extrema importância para o desenvolvimento de seus alunos, principalmente para desenvolver a capacidade de falar em público, obter raciocínio rápido, perder a timidez e principalmente como ferramenta de interação social. Aqui no Brasil, o Culturando é pioneiro nesta prática em parceria com o Colégio Sapucaia.

Onde o RPG é utilizado como ferramenta pedagógica?

Univesidade de

Harvard (E.U.A)

Univesidade de

OXFORD (ENG)

Univesidade de

Cambridge (ENG)

Colégio

Sapucaia (BR)

Por que jogar RPG na escola?

O RPG é um jogo de interpretação que aborda o que se aprende nas salas de aula, logo, torna-se uma sessão de jogo  que abrange uma  ampla gama de disciplinas, incluindo: artes da Linguagem, Matemática, Estatísticas, História e o inglês como Segunda língua.

Jogos de RPG incentivam e melhoram a habilidade de leitura como beneficio colateral. Os jogadores sentem a necessidade de aprender cada vez mais ara melhorar suas habilidades de pesquisa e investigação de áreas específicas do conhecimento: História, Geografia, Política,Demográfia, Cartografia , Ciência, artesanato, literatura, Filosofia, Música e outros inúmeros aspectos.